Criar um Site Grátis Fantástico




Partilhe esta Página

Contato:


Facebook


Página no facebook


Youtube


 

 


Exemplos De ICM Em Situações Comuns
Exemplos De ICM Em Situações Comuns

Existem três variáveis principais que afetam o resultado de um cálculo de ICM para uma dada estrutura de premiação, estes são: Tamanho dos Blinds comparado ao tamanho dos stacks; ranges de mãos e os diferentes tamanhos de stacks dos jogadores na mesa.

Com um grande número de situações possíveis é preciso quebrar as coisas em pequenos pedaços aqui. Os exemplos mais comuns incluem a existência de um ou mais short stacks na mesa, um stack muito grande e três stacks médios ou situações em que um ou mais jogadores não entendem a bolha nem um pouco e estão jogando um poker “insano” (do ponto de vista de uma perspectiva matemática). No final de cada um desses exemplos, vou fazer algumas sugestões de quais variáveis mudarem quando estiver começando a apreender como utilizar o SNG Wizard. Como maximizar o seu benefício durante o período de avaliação de 30 dias desta ferramenta será abordado no próximo capítulo.

Vou explicar as situações comuns de bolha que cada um dos diagramas abaixo está mostrando. Para o primeiro diagrama eu vou também entrar nos detalhes de como ler a tela do SNG Wizard para obter uma melhor visão do que está acontecendo.

Exemplo 1: Um Grande Stack e Três Médios

Uma situação muito comum é mostrada a seguir: Um jogador tem um grande stack e outras três pessoas estão com stacks confortáveis – esperando para ver quem vai ser eliminado primeiro. A dinâmica aqui frequentemente permite que o big stack “intimide” a mesa, empurrando com um range enorme de mãos. No exemplo abaixo, a mão roda em fold até o big stack no small blind, que empurra all-in.

 calc01

Sabendo que este jogador é conservador (e não um especialista da bolha!) você avalia que ele iria fazer esse push com: 66+, A9o+, A4s+, qualquer brodways naipadas ou não e algumas outras combinações de duas cartas altas e naipadas como T9s e K8s+, o que da aproximadamente 20,6% de todas as combinações possíveis de mão.

Agora, desde que você sabe que esse cara poderia estar empurrando T9s aqui, AQs parece um call fácil, certo? Bem – a matemática nos dirá a resposta para isso. Se olharmos para a lista de figuras no meio do diagrama, vemos que EqP% = 19,87% e EqF% = 21,42%, ambos os números representam equidade, sendo a primeira é equidade após dar call e a segunda, sua equidade após dar fold.

A diferença é enorme, é -1,55%, se este fosse um jogo de $10, com uma premiação total de $100, então fazer este call custa $1.55 de lucro no longo prazo. Novamente, não importa que sua mão seja melhor que a maioria de mãos que o big stack possui em seu range – a única coisa que importa é seu lucro no longo prazo para cada ação tomada.

SNG Wizard aconselha um fold aqui e também sugere que para este call você precisa de Jacks, ou melhor. Quando você começa a estudar os seus próprios históricos de mãos, você verá um padrão na bolha – as mãos que não formam um par são muito piores do que os pares altos, mesmo que você pense nelas como “igual” em termos de força.

Mais uma ressalva… Eu comecei esta parte do Blueprint com exemplos em que você deve dar fold com mãos que possam parecer um easy call. A razão disso é que a maioria dos erros na Bolha de um SNG envolve dar call muito “light”. Se o adversário sabe que você só vai pagar com mãos premium, então eles podem ampliar seu range para push – frequentemente para quaisquer duas cartas. Você vai precisar de uma defesa contra isto, e nós teremos que chamar com um range maior em determinadas situações. Por ora, nós vamos continuar com os erros caros. A parte 4 do presente curso irá olhar para o importante aspecto de ranges durante a bolha quando acontece a situação em que “ele sabe, ela sabe, ele sabe” – então vamos construir de forma incremental!

Exemplo 2: Big Stacks, Short Stacks

Quando há dois grandes stacks e dois pequenos na mesa, é importante a partir de uma perspectiva de equidade que você não de “call light” no outro grande stack. Se você considerar o “ganho médio”, então os big stacks tem muita equidade para arriscar, e se eles vão para a guerra muita desta equidade irá de presente para os dois stacks pequenos – você precisa levar em conta este fato no seu range de call.

O exemplo abaixo ilustra esse ponto. Mesmo que você saiba que seu oponente com um grande stack esta empurrando exatamente JT, você ainda deve dar call apenas com pares maiores que TT e AK – é muita equidade em risco para jogar com outras mãos.

 calc02

Exercício: O próximo capítulo envolve o uso de SNG Wiz em suas próprias mãos. Os leitores motivados podem gostar de fazer com que o primeiro stack vá de All-in, e nessa situação avaliar os ranges de call para os jogadores restantes. Antes de fazer isso, tente avaliar o que poderia ser e por quê!

Exemplo 3: Blinds Gigantes

Se todos sobreviverem por um tempo, os blinds em SNGs podem facilmente engolir a todos. Ter blinds gigantes força a ação de várias maneiras, desde que colocar os blinds irá reduzir tanto a sua equidade quanto a sua capacidade de fazer com que os seus adversários deem fold em suas mãos. Num jogo de nível baixo, você terá de adaptar o seu range de shove um pouco baseado no fato de que a maioria dos adversários vai estar desesperada para chamá-lo e evitar ser engolido pelos blinds. Balancear isso deve ser seu caminho para acumular mais fichas – não há maior crime em um torneio SNG do que perder a capacidade de fazer seus adversários darem fold.

Blinds gigantes deixam seu range de call mais solto, embora, enquanto você tiver a capacidade de fazer com que os outros jogadores deem fold, então você não deve afrouxar muito! No exemplo eu adaptei uma mão para mostrar o range de shove no small blind. Como você vê na imagem, este é 71% das mãos! É claro que range de call também fica mais light, quando há tanta equidade no pote por causa dos blinds, neste exemplo, um range de call adequado é de 36%.

calc03 

A chave aqui é ilustrar o ponto de que tanto o range para dar All-in como o range para pagar fica mais solto quando as blinds são muito grandes. Eu recomendo que você olhe para algumas situações em que isso aconteceu em seus próprios jogos e avalie os intervalos para empurrar e para pagar. Isto lhe dará uma vantagem lucrativa da próxima vez que você estiver em uma situação de blinds gigantes.

Exemplo 4: O Efeito De Um Micro Stack

Aqui está um experimento de pensamento interessante. Como você acha que um micro stack na mesa influência o range com o qual você paga o push de outros jogadores?

Se você pensou que você deve paga muito mais tight, então isso seria correto. Em termos de média de ganhos um micro stack tem um número muito baixo. Sua luta com outro big stack aumentaria isso para um mínimo de $20 (para a faixa de premiação de terceiro lugar) e essa equidade vem dos jogadores que vão à guerra com as suas mãos – independentemente de quem ganha.

Abaixo está um exemplo de como você deve ficar tight quando um micro stack em breve será engolido pelo blind. Como você pode ver no SNG Wiz, a recomendação é que você empurre com quaisquer duas cartas no small blind aqui. Mesmo se o jogador no big blind de alguma forma souber que o jogador no small blind esta empurrando 23s, ele ainda pode pagar apenas com 23% das mãos! Tente introduzir um range conservador para o small blind aqui e você vai ver rapidamente que o big blind só pode chamar com 2% das mãos!

 calc04

Não perca o próximo artigo onde iremos falar sobre o SNG Wiz