Criar uma Loja Virtual Grátis




Partilhe esta Página

Contato:


Facebook


Página no facebook


Youtube


 

 


Insights Estratégicos, A Bolha
Insights Estratégicos, A Bolha

Ah, a bolha, agora vem à parte de qualquer torneio SNG que fará a maior parte de seu lucro. Na verdade, a bolha é tão importante que a próxima parte do curso é totalmente dedicada a te ajudar a se tornar um “ninja da bolha”. A próxima parte do curso traz estratégias baseadas em equidade da premiação que esta em jogo – por agora, vamos suavemente introduzir os principais conceitos e dar-lhe alguns pedaços (extremamente) importantes da estratégia, para que você possa começar a lucrar imediatamente.

Jogar para alcançar o dinheiro? Jogar para ganhar?


Antes de começarmos, eu gostaria de abordar um debate que aparece em fóruns e nos chamados “artigos de estratégia” diversas vezes – Você deve jogar para ganhar ou você deve jogar para chegar ao dinheiro nos torneios SNG? Embora ambas as estratégias pareçam plausíveis, ambas estão realmente erradas e entender por que o ajudará a ter lucro!

Na bolha de um SNG as decisões não se baseiam no fato que você está “indo para o primeiro lugar ou para o terceiro lugar e, em seguida, para o primeiro” – as decisões são baseadas na melhor forma de maximizar a sua equidade do prêmio em disputa – ou o seu retorno médio se o mesmo jogo for jogado 1000’s de vezes.

Se você tomar decisões matematicamente corretas e que aumentem a sua equidade repetidas vezes, não vai realmente importar se sua intenção é jogar para primeira colocação ou não, você simplesmente vai levar para casa mais dinheiro. A menos que existam situações extremas em termos de tamanho de stacks ou blinds gigantes, a melhor decisão é a que irá aumentar a sua média de lucro, portanto mantenha o hábito de pensar nestes termos ao invés de justificar erros caros com “Eu estava indo para o primeiro lugar”, e seus lucros vão melhorar rapidamente! Explicamos isso em detalhes na próxima parte do curso, juntamente com vários exemplos – assim não se preocupe se isto ainda não está totalmente claro.

All-in ou fold – Por que o “Poker” parece desaparecer na bolha


Muitas pessoas não familiarizadas com torneios de SNG acham que o poker de “habilidade” desaparece na hora bolha, e de certa maneira, eles estão certos! O que eles não conseguem perceber é que há boas razões para que os jogadores deem All-in, em vez de realizar raises de tamanho padrão. Essas razões não tem nada a ver com as complexas fórmulas de equidade ou com modelos de equilíbrio e dizem respeito ao simples conceito de pot-odds.

Deixem-me usar o exemplo de uma bolha bastante comum, os blinds são 150/300 com antes de 25 e aconteceu de que todos os quatro jogadores possuem um stack de 3.300 fichas, ou 11 vezes o big blind. Agora sempre que o jogador A escolhe jogar uma mão ele empurra All-in… E aqui está por que:

Se o jogador A der um raise de três vezes o blind, ele aumentará para 900 e então o jogador B da re-raise All-in, então o jogador A recebera enorme pot-odds para pagar. O pote total = 900 (raise) + 550 (blinds + antes) + 3300 (Jogador B paga e aumenta All-in) o que da um total de 4750 e restam apenas 2.400 fichas para o jogador A pagar. Este pote oferece então uma relação um pouco menor do que 2/1, ou seja, o jogador A só tem de ganhar essa mão 35% do tempo para mostrar um lucro imediato. Vamos ser honestos, quais combinações de mãos que legitimamente deram raise aqui e que não vão ganhar pelo menos 1/3 do tempo contra o range inteiro de re-raise do jogador B? Não muitas! Este exemplo é com 11 blinds, como chegamos a 10, 8 ou até menos, a lógica de empurrar All-in fica ainda mais forte – não podemos considerar aumentar 2,5 vezes, aplicar uma aposta de continuação, e em seguida dar fold quando um adversário apresentar resistência com 1500 fichas restando!

Claro, com muitas das mãos legitimas que A estará aumentando, ele ficaria mais do que feliz em roubar as blinds, assim empurrar All-in tem o efeito de conseguir com que muitas das mãos que poderiam dar re-raise largarem. A chave é esta:

Se as pot-odds que você recebe após realizar um raise significam que você será FORÇADO a pagar qualquer re-raise, então você deve ir All-in direto.


Eu escrevi um artigo dedicado a explicar “Por que All-in?” no SNG Planet explicando esse conceito com mais exemplos, mas nós vamos manter o número de links para o site mínimos – você pode encontrar este artigo rapidamente através de nossa função de busca do site.

Erros da bolha, de onde o seu dinheiro virá!


Agora que você entende a premissa por trás do All-in no poker, eu posso começar a cobrir alguns dos principais erros que os seus adversários vão cometer na bolha de torneios SNG. Mais uma vez, esses erros são abordados em detalhes na parte dois deste curso, o que irá transformá-lo naquilo que é comumente conhecido como um “ninja da bolha”!

Por enquanto, o conceito que eu gostaria que você compreendesse é que dobrar as suas fichas durante a bolha geralmente aumenta a sua média de lucro em dinheiro em cerca de 50% após 1000’s de jogos… Isto equivale a dizer que a relação entre as suas fichas e seus lucros em dinheiro não é linear.

Aqui está um exemplo simplificado – é importante que você entenda a dinâmica aqui. Há quatro jogadores restantes, cada um com 3000 fichas, vamos ignorar os efeitos das blinds por ora, (elas são 150/300 para o registro!) vamos imaginar que cada jogador tem a mesma habilidade e experiência em torneios SNGs. Enquanto que no curto prazo a sorte, vai afetar os resultados individuais, após mais de 1000 jogos jogados cada jogador acabaria por ganhar uma parte igual dos prêmios. Novamente, para manter as coisas simples, podemos assumir que $25 de um prêmio total de $100 vai para cada jogador em longo prazo.

Agora vamos ter um confronto All-in entre jogadores A e B. O jogador A ganha e seu stack passa a ser de 6000, com o jogador B recebendo nada da premiação por ser eliminado em
4º lugar. Agora, com uma estrutura de pagamento com 20% / 30% / 50%, cada jogador está garantido com pelo menos $20 (o prêmio em dinheiro para terceiro lugar), e todos têm uma chance de vir a ser primeiro ou segundo também.

Ter mais fichas sempre ajuda! Pense que para ter dobrado os seus $25 para $50 em ganhos médios, o jogador A teria que terminar sempre em primeiro lugar… E com os outros jogadores ainda tendo 3000 fichas cada um, isso simplesmente não vai acontecer.

Acidentalmente, os jogadores C e D que não estavam envolvidos na mão do “All-In”, por outro lado, ainda aumentaram seu retorno médio neste jogo em particular, eles agora estão garantidos com $20, um deles certamente vai ganhar pelo menos $30 e ambos têm uma chance de ganhar $50!

Se olharmos para os ganhos médios, veremos que, se a situação com um stack de 6000 fichas em jogo contra dois stacks de 3000 fichas forem reproduzidos 1000 vezes, o jogador A vai ganhar em média $38, enquanto C e D ganham em média de $31 cada (para escolher exemplos aproximados).


Ponto Chave: O jogador A arriscou $25 em média de ganhos, para ganhar $13 a mais, também em média de ganhos por ter pagado o All-in do jogador B durante a bolha.


Isto tem um efeito maior sobre a estratégia correta durante a bolha do que muitos jogadores imaginam. Aqui está por que:

Quando você chamar um All-in na bolha o seu risco (em média de ganhos) é quase duas vezes maior que o seu ganho potencial ao vencer a mão. Isto significa que não precisamos apenas de uma “mão melhor” do que a do adversário. É preciso ponderar a razão risco/recompensa, tendo uma mão que seja muito melhor, uma mão que tenha algo como 2/1 em favoritismo contra o range de mãos que seu oponente poderia estar jogando.

Se o teu adversário tem um range tight existem pouquíssimas mãos que tornam esse call lucrativo ao arriscar $25, que é a equidade de seu stack para ganhar um adicional de $13, também em equidade – nós estamos muitas vezes falando aqui, apenas de mãos premium, tais como pares de ases, reis e damas. Mesmo contra um range amplo de mãos que um jogador loose vai empurrar durante a bolha, o seu KJ ou AT não será um favorito em 2/1, e se você aceitar uma vantagem de apenas 60% quando você precisa de 67% para mostrar algum lucro, você vai falir com o tempo… O fato de que muitos dos seus adversários não entendem isso é exatamente de onde os seus lucros virão!

Em vez de pensar sobre a bolha em termos de fichas, comece a pensar em quantia “média de ganhos” que você está arriscando em comparação com o quanto mais de “ganhos médios” você pode ganhar caso vença a mão – e em seguida, escolha as mãos que aumentam a sua “média de ganhos” apenas.

Bons jogadores entendem isso e sabem quais são os ranges de mãos com as quais podem empurrar e quais as mãos com as quais podem pagar de maneira lucrativa durante a bolha
de um SNG, enquanto os jogadores ruins não compreendem isso e irão cometer erros horríveis – como os listados a seguir:

Pagando demais, por exemplo, pagar com A8 é um erro horrível durante a bolha na maioria das circunstâncias, usando a lógica explicada anteriormente. Enquanto o pagador se sente orgulhoso quando seu oponente mostra o KT, tudo o que ele está fazendo é vomitando (do inglês “spew”) equidade de prêmios para os jogadores não envolvidos na mão, distribuindo a sua própria equidade e a equidade do jogador que deu All-in!

Não Empurrar All-in o Suficiente. Veja você, qualquer adversário que compreende a importância da equidade de premiação será relutante em chamar um All-in. Isso cria situações, na maioria dos jogos, em que seus adversários irão desistir com tanta frequência que você vai ganhar dinheiro apenas a partir de seus folds. Desde que, naquelas vezes em que você é pago, qualquer mão tem algumas chance de ganhar no showdown, muitas vezes haverá situações em que é correto empurrar com quaisquer duas cartas. Nós vamos ensinar você a identificar estes spots na segunda parte deste curso.

Não contabilizar os Tamanhos dos Stacks: Um exemplo simples são pessoas que falham em utilizar um grande stack em sua vantagem, especialmente quando os outros jogadores têm stacks médios. Uma vez que todos eles estão tentando evitar ser o quarto colocado, você pode literalmente ser o dono da bolha nestas circunstâncias. Um grande truque é manter a bolha viva quando existe um mini-stack na mesa, enquanto você rouba as blinds dos stacks de tamanho médio, que não querem se envolver enquanto o mini-stack não for eliminado. Nós Explicamos isso em um artigo no Planet SNG: “Keep That Bubble Alive” e vamos cobrir o conceito mais adiante neste curso.

Chamar menos e empurrar All-in mais vezes, vai melhorar imediatamente seus resultados na bolha. Depois que você conseguir lidar com os tipos de jogadores que vão chamá-lo e aqueles que darão raise com mãos fracas, você pode usar a matemática para sua vantagem. Mais uma vez, a segunda parte deste curso é dedicada a ajudá-lo a tornar-se um mestre da bolha. Para já começar a entender o conceito de que “fichas não são iguais aos ganhos médios”, pense sempre em equidade de premiação arriscada versus equidade de premiação ganha – e comece a utilizar isto em sua vantagem.

Não perca o próximo artigo onde iremos falar sobre estratégias no ITM, Heads Up e o sistema SAGE.



<<<  >>>